Galeria
Clique nas imagens para ampliar
A fosfatização a frio é um processo de fosfatização de metais com foco específico na área de pintura, onde se transforma a superfície metálica (ferro) em uma superfície com uma camada de fosfato metálico, operando em temperatura ambiente, que podemos considerar como sendo 25°C. Esse tipo de processo também é conhecido como fosfatização de zinco.
A fosfatização a frio é a mais utilizada na preparação das peças para pintura, pois apresenta uma estrutura cristalina definida, com peso da camada entre 12 até 60 mg/dm2, excelente aderência das tintas, resistência à corrosão, fácil controle e manutenção, com longa vida dos banhos.
Esse tipo de fosfatização a frio pode ser aplicada por imersão ou spray, deve ser aplicada sobre ferro, e a Dileta oferece os seguintes produtos nessa linha:
- ZINKOFOS 20
- ZINKOFOS 40
- ZINKOFOS 40 ESPECIAL
A sequência indicada para a fosfatização a frio é:
- Desengraxante químico à quente: etapa muito importante para a limpeza da peça que receberá a camada de fosfato e posterior pintura. Indicamos os processos COMPOSTO DI-MERSAÇÃO 009-NOVA ou COMPOSTO DI-MERSAÇÃO 040-NOVA.
- Lavagem em água de recuperação
- Lavagem em água corrente
- Decapante ácido: processo voltado para retirar, quando necessário, oxidações, carepas de laminação e/ou recozimento, crostas provenientes de fundição e incrustações superficiais (pontos de solda), e para promover um ataque à superfície de forma a gerar porosidades, de forma controlada, que serão essenciais para a ancoragem dos revestimentos posteriores. Normalmente, é utilizado ácido MURIÁTICO 50% + DI-NIBIDOR 3/35 ou pode-se usar o processo DI-CAP-DEX NOVA.
- Lavagem dupla em água corrente
- Refinador: esse processo tem a finalidade de diminuir a espessura e o tamanho dos cristais da camada de fosfato gerada pela fosfatização a frio. Para esse caso, orientamos o uso do processo ZINKOFOS REFINEX ZN.
- Fosfatização: etapa propriamente dita da fosfatização a frio. Irá recobrir as peças com uma camada de fosfato metálico para posterior aplicação da pintura, líquido, pó ou eletrostática.
- Lavagem dupla em água corrente
- Neutralizante alcalino: etapa utilizada para neutralização de acidez residual na superfície da peça após a fosfatização a frio. Para atender essa necessidade, utilizamos o processo DI-NEUTRALIZADOR BN.
- Secagem
- Pintura