Galeria
Clique nas imagens para ampliar
A carepa é a presença de óxidos de ferro que não foram completamente retirados durante o processamento de produtos laminados, quer seja a frio ou a quente. Para remoção de carepa superficial, utiliza-se a decapagem química.
Normalmente utilizamos o ácido clorídrico, também conhecido como muriático, para a remoção de carepa, porém também é possível utilizar vários tipos de ácidos (ácido clorídrico, ácido sulfúrico, ácido fluorídrico, ácido fosfórico, ácido nítrico, etc.) dependendo do substrato da peça a ser tratada.
Porém, ao efetuar a operação de remoção de carepa, poderá haver ataque também à superfície da peça, pois o ácido não tem como parar a reação, e o operador terá que controlar pelo tempo. Como nem todas as peças apresentam o mesmo nível de carepas, há a possibilidade de que o tempo deixado não seja suficiente para efetuar a remoção de carepa na sua totalidade, gerando problemas nos processos posteriores. Da mesma forma, se for deixado tempo demais, após a remoção de carepa, o ácido continuará o ataque na superfície da peça, danificando-a, de forma que o aspecto final não esteja satisfatório.
Para evitar isso, é necessário utilizar aditivos na decapagem química, conhecidos como inibidores de ataque, visando proteger a superfície da peça durante a remoção de carepa. Esses inibidores irão evitar que a peça sofra desgaste durante a remoção de carepa e, dessa forma, contribuir para evitar a fragilização por hidrogênio.
A Dileta dispõe de produtos específicos para essa finalidade, conforme apresentamos abaixo:
- DI NIBIDOR 3/38: é um tensoativo líquido que possui funções de diminuir a propagação de fumos durante o processo de decapagem, reduzindo a tensão superficial das soluções de ácido muriático e as emanações gasosas pela superfície do ácido. Além disso, inibe o ataque ao material, proporcionando uma superfície mais nivelada e impedindo a adsorção de hidrogênio sem reduzir a eficiência desses ácidos.
- DI NIBIDOR 3/40 ESPECIAL: é um aditivo concentrado que, quando adicionado ao ácido muriático ou ao ácido sulfúrico, proporciona um excelente processo de limpeza e decapagem sobre peças de ferro e aço. É um composto que contém em sua formulação agentes tensoativos e inibidores que auxiliam na remoção de oxidações, filmes de carbono presentes em chapas, resíduos decorrentes do processo de cementação, etc., sem ataque ao material base.