Galeria
Clique nas imagens para ampliar
Os processos ASTROZINK NOVA e SUPRAZINK NOVA são processos de zincagem eletrolítica ácida à base de Cloreto de Potássio, com deposição de camadas dúcteis, velocidade de deposição, brilho, nivelamento e penetração bem superiores se comparado com os processos de zincagem eletrolítica alcalina.
São processos de baixo custo, perfeitos para o tratamento de ferro fundido, aços temperados, aços de alta resistência e chumballoy, sem absorção de hidrogênio. Tem baixa toxidez, praticamente eliminando o perigo de contaminação do meio ambiente e/ou operários.
Os depósitos obtidos são facilmente passivados/cromatizados, e os custos do tratamento de efluentes para uma zincagem eletrolítica ácida são reduzidos também pelo fato dos aditivos serem biodegradáveis e não conterem complexantes.
O processo SUPRAZINK NOVA é mais recomendado para linhas de zincagem eletrolítica ácida que necessitem de uma maior tolerância à temperatura.
E assim como o banho de zinco isento de cianeto, o Pré-tratamento das peças é uma etapa importante para a zincagem eletrolítica ácida. Acesse nossa página de PRÉ-TRATAMENTO, para maiores detalhes sobre nossa linha de produtos para limpeza.
Filtração:
O eletrólito da zincagem eletrolítica ácida deve ser mantido limpo através de uma filtração, já que partículas em suspensão, sujeiras e lama provocam asperezas nos depósitos de zinco.
Essa filtração deverá ser feita pelo menos uma vez por semana, principalmente em banhos parados com cartuchos de 10 µm.
Ânodos:
Utilizam-se ânodos de zinco eletrolítico tipo SHG com pureza de 99,99%, de preferência revestidos em sacos de Polipropileno.
Ânodos com teores mais baixos trazem complicações ao processo de zincagem eletrolítica ácida.
Ao contrário dos banhos de uma zincagem eletrolítica alcalina à base de cianetos, os ânodos no banho da zincagem eletrolítica ácida não se dissolvem sem corrente elétrica, podendo permanecer no banho enquanto o mesmo não estiver operando.
A relação da superfície anódica à superfície catódica deve ser de 2:1 até 1:1.
pH:
Para ajustar o pH para a faixa recomendada, deve-se utilizar ácido Clorídrico diluído para abaixar o pH e solução de Potassa Cáustica para elevar o pH.
Contaminações:
O Ferro, Cádmio, Chumbo, Cobre, Níquel e Cromo Hexavalente atuam como contaminantes da zincagem eletrolítica ácida. Caso ocorra, consulte nosso laboratório para que seja recomendado um tratamento conveniente.
Cuidados no Manuseio:
Como se trata de banho ácido, deve-se usar equipamentos de segurança tais como: avental, botas, luvas de borracha, máscara e óculos de proteção.
Para informações sobre Outros Tipos de zincagem eletrolítica, Passivações, Cromatizantes e/ou Selantes para esse processo, acesse os links abaixo:
- ZINCO ALCALINO ISENTO DE CIANETO
- ZINCO CIANÍDRICO
- ZINCO-NÍQUEL
- PASSIVADORES TRIVALENTES
- CROMATIZANTES HEXAVALENTES
- SELANTES / TOP COATS